Fotografias Anônimas: entre desaparecer e permanecer

As imagens anônimas povoam nosso mundo: algumas ainda em papel, podem ser encontradas em lojas de antiquários, arquivos esquecidos, sebos antigos ou em gavetas de móveis pesados, dentro das casas. Muitas vezes sem identificação, algumas em álbuns com legendas, outras vezes, amontoadas em caixas. Correndo sempre risco de serem descartadas e desaparecerem definitivamente, as imagens anônimas nos trazem histórias enigmáticas, rostos desconhecidos, gestos misteriosos. São segredos que aguardam serem questionados. Guardam com elas muitos silêncios, mas também vozes de um passado que permanece na imagem. Passear pelas fotografias anônimas é passear pela história do mundo, penetrar em um arquivo universal, tatear a memória da grande família humana. Rever, a partir delas, o passado é encontrar materialidades de um mundo que, em muitos sentidos, já se foi. É remar contra o apagamento digitalizante, perceber outros modos de vestir, outra corporalidade, outros gestos nas inscrições da história. Podemos perguntar: o nos levou a guardar certas imagens, o que moveu a destruição de outras, porque alguém teria rasgado aquela fotografia? o que fez com que aquele pequeno cartão postal fosse preservado do mofo? Acaso? Política? Algumas imagens sobrevivem, outras desaparecem. Pois, a fotografia anônima nos possibilita pensar não apenas a história não oficial, mas também a política dos arquivos e o desaparecimento do que não foi preservado. São rastros, sempre frágeis, do tempo e do homem.

Artigos do Icônica

Com os artigos a seguir, podemos pensar como a proliferação das imagens também trazem questões que permeiam a relação entre intimidade e público, exposições da vida privada e vigilâncias sociais.

Questões

1Passeie pelas imagens anônimas que você encontra no site do Icônica ou nos trabalhos dos artistas indicados. O que as fotografias anônimas nos dizem? O que podemos pensar a partir delas? Converse com seus alunos sobre nossa relação com o passado: o que encontramos de comum com ele e como nos sentimos diferentes e distantes.
2Cada arquivo de imagens é uma coleção, sobretudo, um gesto político. Porque algumas fotografias foram conservadas e outras não? Debata acerca da política dos arquivos, decisões sobre o que deve ser preservado e esquecido na história.
3Todas as imagens carregam um pouco de realidade e ficção. Cada imagem anônima pode ser pensada como um enigma dessa relação. Coloque a imaginação para funcionar e converse com seus alunos sobre as possíveis histórias e sonhos do passado. As imagens podem ser ótimos gatilhos para exercícios de escrita e literatura.
4Algumas fotografias anônimas são acompanhadas de comentários, dedicatórias, pequenos textos. Entre as imagens e essas escrituras, vemos o lugar que a fotografia ocupou na construção da nossa memória. Debata com os alunos as diferentes formas de construirmos nossas lembranças, contrapondo os discursos das imagens analógicas com as imagens e os álbuns digitais do contemporâneo.

Para pensar com os artistas