SAMY SFOGGIA | Rapid Eye Movemente / Bababadalgharaghtak(…)!

Série Rapid Eye Movement (2012-2014)

Čo sa stalo?, 2012 [Fotografia, 60x100cm]

Čo sa stalo?, 2012 [Fotografia, 60x100cm]

Nøgen, 2014 [Fotografia, 45x60 cm]

Nøgen, 2014 [Fotografia, 45×60 cm]

Řeka padající z nebe, 2014 [Fotografia, 45x60 cm]

Řeka padající z nebe, 2014 [Fotografia, 45×60 cm]

Metsäpäästäinen, 2014 [Fotografia, 45×60 cm]

Metsäpäästäinen, 2014 [Fotografia, 45×60 cm]

J'adore le coup des fourmis, 2012 [Fotografia, 60x100 cm]

J’adore le coup des fourmis, 2012 [Fotografia, 60×100 cm]

Rapid Eye Movemente | Bababadalgharaghtak-amminarronnkonnbronntonnerronntuonnthunn-trovarrhounawnskawntoohoohoordenenthurnuk!
Às vezes, um gesto que diríamos ser estranho à fotografia pode revelar outra parte de sua natureza: antes de ser “técnica”, a fotografia é “imagem” e, como tal, não resiste à sua vocação de vasculhar o que está além do visível. O estranho, como nos lembra Freud, não é o que está absolutamente distante. Ele tem a ver com o lapso que permite enxergar a si mesmo como outro, uma fissura por onde transborda aquilo que foi preciso alienar para forjar uma identidade.
Foi necessário recalcar um tanto do imaginário para supor que a fotografia caberia num instante captado das aparências do real. O olhar que insiste em durar sobre essa imagem sabe que ela é feita de muitas camadas. E aqui, particularmente,  vemos um gesto extenso de criação que escava e revolve sua superfície para libertar fantasmas que o pensamento técnico desejou um dia esconder.
Este trabalho é feito da sobreposição de procedimentos, imagens e idiomas, mas também de tempos distintos: há nele algo do atrevimento técnico das vanguardas; há a visão de uma natureza obscura, ao mesmo graciosa e violenta, que é própria das sociedades arcaicas; e, claro, há muito do universo dos sonhos, essa que foi provavelmente a primeira imagem que experimentamos na vida.
[Ronaldo Entler]
Rapid Eye Movement (2012-14) e Bababadalgha-raghtak(…)! (2014) são duas séries criadas a partir de experimentações com a fotografia. Os trabalhos de Samy Sfoggia são resultado de um extenso processo de construção que envolve, além de imagens de seu acervo, apropriação, colagem e desenho, entre outros procedimentos. Suas pesquisas estabelecem também um forte diálogo com o cinema e com a literatura. Os títulos das séries, assim como das obras, são retirados de livros publicados em diversos idiomas.
Samy Sfoggia (Porto Alegre, 1984) é licenciada em História pela FAPA (2007), bacharel em Artes Visuais pela UFRGS (2014) e pós-graduada em Arte, Corpo e Educação pela mesma instituição (2009). Atualmente, é responsável pelo laboratório fotográfico do Instituto de Artes da UFRGS. Em 2012, foi bolsista de iniciação científica participando do projeto de pesquisa “Procedimentos de contato: desdobramentos da fotografia em imagem numérica na arte da atualidade”, coordenado pela Profa. Dr. Elaine Tedesco. Em 2015, publicou o livro Drømmer om Skov, com fotografias da série “Samy’s dreaming about the forest”.
E-mail: samy.sfoggia@hotmail.com
Blog: samysfoggia.wordpress.com

Série Bababadalgharaghtakamminarronnkonnbronntonnerronntuonnthunntrovarrhounawnskawntoohoo-hoordenenthurnuk! (2014)

O Fantasma sai de cena, 2014 [Desenho e técnica mista, 49x49 cm]

O Fantasma sai de cena, 2014 [Desenho e técnica mista, 49×49 cm]

La llorona, 2014 [Fotografia, 25x25 cm]

La llorona, 2014 [Fotografia, 25×25 cm]

Doppelgänger, 2014 [Desenho e técnica mista, 45x66 cm]

Doppelgänger, 2014 [Desenho e técnica mista, 45×66 cm]

She smelled like trees, 2014 [Fotografia, 30x40 cm]

She smelled like trees, 2014 [Fotografia, 30×40 cm]

What does it mean to regret when you have no choice?, 2014 [Desenho impresso em tecido por sublimação, 50x69 cm]

What does it mean to regret when you have no choice?, 2014 [Desenho impresso em tecido por sublimação, 50×69 cm]

Sutúlin e o Quadraturin, 2014 [Fotografia, 25x40 cm]

Sutúlin e o Quadraturin, 2014 [Fotografia, 25×40 cm]

Das ist falsch, 2014 [Fotografia, 30x25 cm]

Das ist falsch, 2014 [Fotografia, 30×25 cm]

O quadraturin, 2014 [Desenho e técnica mista, 55x95 cm]

O quadraturin, 2014 [Desenho e técnica mista, 55×95 cm]

Animal noises, 2014 [Desenho impresso em tecido por sublimação, 50x69 cm]

Animal noises, 2014 [Desenho impresso em tecido por sublimação, 50×69 cm]