A fotografia e a gravidade

[07.fev.2010]

Em algum momento de nossa história, a fotografia foi assimilada de tal modo que tanto suas imagens quanto suas dinâmicas de produção parecem ter se naturalizado. Isso significa que lidamos com ela da mesma forma com que lidamos com a gravidade: ela está dada, ela é como deve ser, e participa de nossas vidas de modo fluido, sem que precisemos nos perguntar como funciona.

Seria incrível (se não durasse séculos) viver esse momento em que uma tecnologia nasce e se difunde, algo que poderia ser lúdico como caminhar na lua ou desconfortável como andar com um escafandro, situações em que a gravidade ganha espessura.

Em todo caso, a relação ideal com a tecnologia se dá numa situação em que ela já produz sentido mas ainda soa como artifício. Quando está aquém disso, ela pode ser violenta: por exemplo, quando a ciência positivista usa a documentação para justificar a educação do selvagem, a assepsia dos hábitos, a cura dos loucos etc. Quando está além, pode ser alienante, porque aceitar a técnica como natural é igualmente perigoso: é quando nós mesmos passamos a posar espontaneamente como pessoas civilizadas, sadias e normais, sem pensar o que isso significa.

Deveríamos guardar um pouco da curiosidade corajosa das crianças quando desmontam seus brinquedos, mesmo que, depois, eles nunca mais funcionem. Porque o pragmatismo adulto impõe o contrário: não compreender as coisas é uma condição para seu bom funcionamento. Daí o recado de Vilém Flusser, quando nos provoca a abrir a “caixa preta”, lembrando que o que ele pensa sobre a fotografia vale também para outros aparelhos (os administrativos, os políticos…).

Nunca vimos tanto a fotografia como imagem, mas vale o esforço de enxergar também a fotografia como procedimento, como performance, ritual, experiência. Sem saudosismos: não falo necessariamente de carregar a câmera com o filme, sair à “caça”, ampliar a foto. Também há gestos, manias e questões mobilizadas pelas imagens captadas pelo celular, processadas no photoshop, postadas nas redes sociais, compradas nos bancos de imagem etc.

O desejo de olhar um pouco mais não apenas para o plano e o instante das imagens, mas para o seu entorno, sua espessura, sua duração é algo que tem aparecido muito nas conversas recentes com os amigos.

No meio disso, lembrei de um filme encantador: Ping-Pong da Mongólia. É a história de um menino que vive no meio do nada e que encontra uma bolinha de ping-pong. Com curiosidade e coragem, ele cria fantasias sobre a origem e a razão desse objeto estranho. A aventura que surge a partir disso funciona bem como metáfora desse momento perigoso e fascinante, em que sentimos o presente se movendo entre o peso da tradição e a força do progresso. Essa instabilidade é tanto mais interessante do que a sensação de que o passado é algo resolvido e o futuro é algo necessário.

E para apresentar o contexto em que se dará essa aventura, o filme começa com uma experiência que nos interessa particularmente: a performance de um retrato de família, aqui, tão deslumbrante quanto desajeitada.

*Video:ping-pong da mongólia, hao ning, 2005
Ping-Pong da Mongólia, Hao Ning, 2005

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jornalista, pesquisador, doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), professor e coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado (Facom-FAAP).

9 Respostas

  1. Ronaldo, presentão este trecho do filme, já me ‘apropriei’ pro doutorado! Pq muitas vezes ver o entorno é mais instigante do que ver a imagem…

  2. O texto e o trecho do filme nos fazem refletir sobre a mítica da fotografia enquanto representação da realidade. O que é o real nas imagens? Qual o sabor das representações, das ficções e do engodo? Qual a necessidade de fazer da imagem a mais pura realidade? Vou passar dias nessas análises. Enquanto isso o s puristas continuam sem capturar que a fotografia não representa o real, mas cria uma realidade, qualquer uma.

    Vida longa ao Icônica, desde já, um ícone da nossa cena. Parabéns, Ronaldo.

  3. Ola, Ronaldo, parabéns pelo texto e pelo blog
    em geral. Me lembrou um projeto do Caujolle e do
    Fontcuberta, sobre a ubiquidade da imagem. Não t
    enho como mandar o link agora, mas imagino que co
    nheca. Virei mais vezes. Abraço.

  4. Ronaldo,

    Cada vez que passo por aqui, a surpresa é melhor.
    Esse trecho do filme é sensacional.
    As suas reflexões, que sempre abrem portas, ou melhor, sempre mudam as minhas paisagens, se transformaram de simples viagens turísticas a ponto de parada obrigatório.
    Mesmo que semanais…
    Abraços,
    clicio

  5. Magnífico!!!

  6. Infinitas são as questões teóricas, práticas e analíticas da fotografia.
    Como seria o homem moderno sem ela?
    Sou artista visual e vivo fazendo as minhas próprias experiências e transformações com a imagem fotográfica.
    Valeu! Ronaldo. Parabéns
    Abração
    Innó

  7. Muito oportunas as considerações deste post.

    Me parece que se impões deconstruirmos o tratamento da imagem — a fotografia, nesse caso — como se fosse uma coisa unívoca. Há muitas fotografias diferentes. Os usos que as tramam devem ser considerados em suas condições específicas.

    Abraços!

    PS: apesar de há algum tempo já vir acompanhando o Iconica, creio que esse seja meu primeiro comentário; perdoem não ser um comentador muito disciplinado.

  8. adorei o recado:
    “olhar pela lente vai te fazer mal aos olhos”

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