POEMAS
home artigos números poemas música fotografias conversas



 

Arte Acaso

Arte Acaso é um site ligado à pesquisa de doutorado "Poéticas do acaso", defendida na ECA-USP, sob orientação do Prof. Dr. Julio Plaza.

A questão fundamental que motivou esta pesquisa pode ser resumida da seguinte forma: é legítimo reconhecer num resultado casual algum valor artístico?

Além de ser um espaço para divulgar idéias, o site constituiu uma fonte de informação para a pesquisa, através da participação dos visitantes. Graças a ele, encontrei outros pesquisadores que pensavam o acaso em abordagens distintas da minha. Alguns deles colaboraram com artigos que estão aqui publicados.

Aprimeira versão do site foi lançada em 1997, a segunda, em 2000. Esta terceira versão ganha um novo layout, a seção chamada "Conversas", e algumas imagens na Galeria de "Fotografias".

Dedico o site à memória de Julio Plaza.


Créditos

Idealização, pesquisa e desenvolvimento
Ronaldo Entler

Orientação da pesquisa
Julio Plaza

Consultoria em design e HTML
Katia Regina de Olveira
Eric Messa

Desenvolvimento de CGIs
Ernesto Nakamura

Programação do projeto Iannis
Alexandre Romero


O fractal da página de abertura do site foi feito com o software gratuito Apophysis 2.02 (www.apophysis.org)



Agradecimentos

Antonio de Luca
Mariana Guedes Milanez
Marie Ange Bordas
Martin Grossmann
Nara Cristina Guisoni
Carlos Fadon Vicente
Paulo Motta
Maria Lucia Homem


Ronaldo Entler

E-mail: entler@gmail.com

Sou jornalista e fotógrafo. Atuei como fotojornalista entre 1987 e 2000. Desde 1995, sou professor da Faculdade de Comunicação da FAAP (São Paulo, SP, e desde 2005), onde também coordeno os cursos de Extensão e Pós-Graduação. Desde 2005, estou vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp (Campinas, SP) como professor visitante.

Formação Acadêmica: graduado em Jornalismo pela PUC-SP (1989), mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp (1994), Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2000), e pós-doutor pelo Instituto de Artes da Unicamp (2006).