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Iannis é um aplicativo para Windows que gera músicas usando a função randômica do computador. Você digita seu nome e data de nascimento, o programa extrai do sistema a data atual, e transforma esses dados num número (semente) que servirá de base para a operação randômica. Assim, você terá uma música nova a cada dia.  



Iannis

Clique aqui para fazer download do software.

O nome do programa é uma homenagem ao compositor grego Iannis Xenakis (1922-2001), um dos primeiros a utilizar cálculos randômicos no computador para gerar músicas. Para mais informações, consulte o site http://www.iannis-xenakis.org/.

Sugerimos que leia o texto "Música Eletrônica e Aleatoriedade", de Paulo Motta, em nossa seção de Artigos.

Para instalar o programa, basta clicar duas vezes no ícone do arquivo IANNIS.EXE, e responder às questões do instalador.

A programação deste aplicativo foi realizada por Alexandre Romero.

Se tiver dúvidas, mande um e-mail: entler@gmail.com


Algoritmo

Estas são algumas informações técnicas sobre os parâmetros utilizados na programação.

O programa solicita nome e data de nascimento, e toma a data atual para compor um "número-semente" que dará origem às variáveis da música que será composta. Chamaremos cada uma dessas informações solicitadas de "campo".

Para começar, cada campo é tranformado num número, da seguinte forma:

NOME = Campo A, onde

A=1, B=2, C=3, D=4, E=5, F=6, G=7, H=8, I=9, J=10, K=11, L=12, M=13, N=14, O=15, P=16, Q=17, R=18, S=19, T=20, U=21, V=22, W=23, X=24, Y=25, Z=26, ESPAÇO=27

Exemplo:

Ronaldo Entler = 
= 18-15-14-1-12-4-15-27-5-14-20-12-5-18 =
= 181514112415275142012518

NASCIMENTO = Campo B

Exemplo: 19/01/1968 = 19011968<

DATA ATUAL = Campo C

Exemplo: 26/11/1997 = 26111997

Assim,

A = 181514112415275142012518
B = 19011968
C = 26111997

Combinações possíveis dos valores dos campos, gerando sementes:

1) A-B-C = 1815141124152751420125181901196826111997
2) A-C-B = 1815141124152751420125182611199719011968
3) B-C-A = 1901196826111997181514112415275142012518
4) B-A-C = 1901196818151411241527514201251826111997
5) C-A-B = 2611199718151411241527514201251819011968
6) C-B-A = 2611199719011968181514112415275142012518

Cada uma dessas combinações determina uma variável da música:

1. DURAÇÕES E SEQUENCIA DOS COMPASSOS:

O programa deverá formar 16 compassos 8/16 (colcheia=1, semínima=2, mínima=4, semibreve=8)

Os compassos serão chamados de cA, cB, cC, cD, e respeitará sempre a sequência:

(cA cA cB cB) (cA cA cB cB) (cC cC cD cD) (cC cC cD cD)
(cA cA cB cB) (cA cA cB cB) (cC cC cD cD) (cC cC cD cD)

Repetindo com o espelhamento da melodia em cada compasso:

(cA cA cB cB) (cA cA cB cB) (cC cC cD cD) (cC cC cD cD)
(cA cA cB cB) (cA cA cB cB) (cC cC cD cD) (cC cC cD cD)

2. MODO:

(atonal, maior, 7M, menor, 7m, pentatônica, 7p)

3. TOM (se o resultado não for atonal):

(dó, dó#, ré, ré#, mi, fá, fá#, sol, sol#, lá, lá#, si)

4. MELODIA:

Preencherá os compassos com as notas possíveis dentro da combinação TOM/MODO, sempre dentro de duas oitavas.

5. ESPELHAMENTO DA MELODIA:

Supondo que a seqüência original de notas (E0) seja:
E0 = “do mi sol si” (crescente)
E1 = “si sol mi dó” (inversão simples) (decrescente)
E2 = “dó lá fá ré” (inversão dos intervalos) (decrescente)
E3 = “ré fá lá dó” (crescente)

6. TIMBRE:

Originalmente, o programa deveria escolher 6 diferentes timbres mas, por limitações técnicas em alguns computadores da época, optou-se por desativar esta variável, operando apenas com o timbre do piano.

 
 
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